Clique nos títulos abaixo para conhecer
 mais um pouco sobre a obra.
 = Galvez, Imperador do Acre (1976)
 = Mad Maria (1980)
 = Breve História da Amazônia
 = Lealdade
 = Desordem
 = Revolta
 = Derrota
 

BREVE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA

A história da Amazônia parece interessar a muitos, mas é conhecida por poucos. BREVE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA, de Márcio Souza, escritor amazônico por excelência, é um relato que vai das culturas primitivas da região, passa pelo desatino da Transamazônica durante o regime militar e alcança as atuais polêmicas ambientais.

Enfocando algumas questões como a natureza da floresta tropical, a região antes dos europeus, as origens do homem amazônico, assim como uma bem condensada narração da chegada dos diversos colonizadores europeus e o choque cultural que repercute até hoje.





BREVE HISTÓRIA DA AMAZÔNIA é o único livro existente a reunir informações sobre o processo de formação deste sub-continente ameaçado, escrito em linguagem simples e clara, direcionado ao público não especializado. É, portanto, uma obra que não pode ser encarada apenas como um livro de história. Apesar do rigor das informações, trata-se de um trabalho simples, empolgante e denso que não pretende esgotar o tema.

“Leitura recomendada tanto para quem quer saber mais sobre a Amazônia como para quem se dispõe a conhecer um enredo marcado pelo choque entre culturas opostas que se misturaram em doses tão generosas como a natureza da região.”

VEJA, 7 de dezembro de 1996.

© Copyright 2004 - Márcio Souza